Atualidades MG-A

Informativo da Monteiro&Guimarães Associados Soluções Empresariais

terça-feira, abril 25

Brasil pode superar Índia e China, diz economista


Fonte : Notícias Terra

O economista indiano Vinod Thomas é otimista em relação ao crescimento do Brasil. No médio prazo, ele acredita que a economia brasileira pode superar a da Índia e a da China. Segundo Thomas, a solidez das instituições, os recursos naturais e a população empreendedora fazem do Brasil um País extremamente competitivo.

Vinod Thomas, que morou em Brasília por cinco anos, quando exerceu o cargo de diretor do Banco Mundial para o Brasil, é autor do livro "O Brasil Visto por Dentro". Doutor em economia pela Universidade de Chicago, nos Estados Unidos, Thomas acredita que o Brasil pode se tornar a próxima estrela entre os países emergentes nos próximos cinco anos, atingindo uma taxa de crescimento anual em torno de 6% a 8%.

"As possibilidades do Brasil são até melhores que as da China e as da Índia, a médio prazo", disse ele em entrevista à revista Veja. Segundo ele, para continuarem seus ciclos de crescimento, os dois países asiáticos terão de fazer grandes mudanças em algumas áreas. Na China, essas mudanças estão relacionadas à implantação de um regime mais democrático. Na Índia, país que tem 250 milhões de pobres, o desafio é o de promover a inclusão social.

Para crescer, na opinião do economista, o Brasil precisa resolver a questão fiscal do governo, melhorar a qualidade dos gastos públicos e investimentos, otimizar a utilização dos gastos em educação e saúde e formular uma política de exploração de recursos naturais de forma sustentável.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial