Brasil é o segundo país mais caro
Brasil é o segundo país mais caro
Fonte : Gazeta Mercantil
O ranking de 10 países da América do Sul é liderado pela Argentina, seguida do Chile. Em virtude da má distribuição de renda e da cultura inflacionária, o Brasil ocupa o sexto lugar em nível de consumo na América do Sul e é o segundo país mais caro para se viver na região, de acordo com pesquisa do Banco Mundial referente a 2005. O levantamento, feito com os institutos de estatística sul-americanos, mostrou que os brasileiros gastam menos que argentinos, chilenos, uruguaios, venezuelanos e peruanos. A Argentina ocupa o primeiro lugar na lista de 10 países, com consumo doméstico per capita 61% maior que a média da região.
'A distribuição de renda na Argentina é melhor que a nossa e os preços lá são menores que aqui. Tem que lembrar que em 2005 a Argentina saía de uma crise e os preços chegaram até a cair', afirmou o presidente do IBGE, Eduardo Nunes.
Segundo ele, a péssima distribuição de renda brasileira e a herança inflacionária fazem o país ficar atrás de vizinhos com economias mais fracas. 'Os preços no Brasil se estabilizaram num patamar elevado, dificultando o acesso dos mais pobres aos produtos, e o nosso padrão de produção de riquezas é elevado, mas a repartição dessa riqueza é uma das piores do mundo', completou.
Ele acrescentou que a Venezuela e o Peru tem preços mais baixos que Brasil. 'A renda da Venezuela vem do petróleo que está num período favorável em termos de preços. Isso abarrota o país de dinheiro, fortalece a moeda e aumenta o poder de compra da população. Além disso, eles têm uma distribuição de renda melhor que a nossa. No caso do Peru, os preços dos produtos são mais baixos', disse o presidente do IBGE.
Brasil: um país caro
O estudo revelou também que o Brasil é o segundo país mais caro para se viver na região, atrás apenas do Chile. O custo de vida do país era o quarto mais elevado da região em 1996. 'Hoje ainda estamos numa fase de transição. Nos últimos 30 anos passamos por um processo de hiperinflação muito violento. A inflação está sob controle, mas os preços no Brasil são mais altos que na maioria do países da região', completou Nunes.
Para o Banco, café e restaurantes são itens relativamente baratos no Brasil enquanto livros, telefones e remédios são produtos caros. O levantamento faz parte de resultados regionais preliminares obtidos pelo Bird para a versão mundial do Programa de Comparação Internacional.


0 Comentários:
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial