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quinta-feira, outubro 2

Redes sociais são desafio para operadoras

Murillo Camarotto, Valor Online, de Bruxelas
02/10/2008
Fonte: Valoronline

Sean Kane, executivo do Bebo - a popular rede de relacionamento on-line britânica - tem uma mensagem para as operadoras de telecomunicações: sejam simples. "Quanto mais complicado você torna (o negócio), mais tolo você é", disse Kane, ontem, no Broadband World Forum, em Bruxelas, na Bélgica.


As redes sociais tornaram-se um fenômeno na internet, com o sucesso de sites como Orkut, MySpace e Facebook. O próprio Bebo é um exemplo dessa popularidade. A companhia, que reúne mais de 40 milhões de usuários, foi comprada pela America Online (AOL), em abril, por US$ 850 milhões.


Agora, são as operadoras móveis que estão interessadas em aproveitar o potencial das redes virtuais, principalmente com a publicidade on-line. O problema é que mesmo as empresas de internet e mídia - como o Google, que controla o Orkut, e a News Corp., dona do MySpace - ainda não encontraram um modelo eficiente para ganhar dinheiro com os sites.


A recomendação de Kane, executivo global para mercado móvel da Bebo, é que as operadoras sejam prudentes. Para ele, as funções mais básicas e baratas do celular, como enviar mensagens de texto (SMS) e animações (MMS), são suficientes para arrebanhar novos usuários. Não valeria a pena, para as telefônicas, apostar em funções mais sofisticadas e complexas.


"Pessoas abaixo dos 24 anos adoram mandar mensagens de texto e MMS; isso é praticamente o máximo que fazem no celular", disse Kane. "Eles também não têm muito dinheiro."


De seu lado, as operadoras mostram-se ansiosas em encontrar um modelo lucrativo para as redes sociais. Sacha Tuéni, diretor de marketing para redes sociais da Vodafone, disse não ser possível que um negócio com cerca de "800 milhões de clientes apaixonados" não tenha valor financeiro.


Para Tuéni, as operadoras já estarão com suas marcas bem posicionadas quando as redes sociais estiverem gerando um fluxo significativo de receita. Uma das apostas é aproveitar os dados dos usuários para promover ações publicitárias. Essa, no entanto, é uma questão sensível. O uso das informações pessoais é uma das grandes preocupações dos membros das comunidades virtuais. Já foram registrados casos de empresas que divulgaram indevidamente os hábitos de consumo de um determinado usuário da rede.


O repórter viajou a convite da Alcatel-Lucent

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