A nova rota da sobrevivência - 01
A NOVA ROTA DA SOBREVIVÊNCIA
Highlights de relatório do Institute for the Future sinaliza que a próxima década deve ser marcada pela economia revolucionada, a sociedade interconectada, o entorno alterado e a tecnologia vista como inimiga e como aliada. Dos escombros pode sair uma nova identidade mundial.
-----------------------------
Parte 1
Tempos difíceis nos esperam - e não dentro de 50 ou 100 anos, mas já no final dessa década. Os fenômenos naturais, cada vez mais agressivos, afetarão de forma crescente as plantações, o relevo das regiões litorâneas, a infra-estrutura das cidades ribeirinhas e a vida humana em geral. As metrópoles se expandirão e se multiplicarão nos países desenvolvidos e em desenvolvimento. Apesar de algum contratempo, o rápido crescimento da China redesenhará tanto o mapa econômico mundial como o político. O desastre biológio desponta no horizonte, enquanto as tecnologias projetadas para enfrentar esses problemas correm o risco de entrar em colapso com o peso da própria complexidade.
No entanto, sem recorrer a eufemismos otimistas como "desafios" ou "oportuidades", é possível distinguir algumas forças compensatôrias. Talvez a mais significativa seja uma nova "sociabilidade" - uma crescente capacidade de dividir o que temos, sabemos e fazemos, de forma a beneficiar não somente os indivíduos, mas também comunidades inteiras, inclsive os "ecossistemas" completos.
Talvez estejamos alcançando outro patamar na cooperação humana, comparável ao dos primórdios de nossa existência, quando éramos caçadores tribais. Mas isso poderá nos garantir a aptidão para sobreviver e alcançar a paz necessária, se levarmos em conta as limitações do planeta em que vivemos?
Para tentar responder a essa pergunta, nos concentraremos em três questões de ruptura e inovação fundamentais: a experimentação econômica, a inteligência social e o entorno ou ambiente "extremo".
(continua)
0 Comentários:
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial