Atualidades MG-A

Informativo da Monteiro&Guimarães Associados Soluções Empresariais

segunda-feira, agosto 21

China eleva juros para conter crescimento econômico

China eleva juros para conter crescimento econômico
 | 18.08.2006
Decisão surpreende analistas, que esperavam que o governo chinês fosse aguardar os resultados das medidas anunciadas anteriormente para esfriar a economia

 
EXAME

O Banco Popular da China elevou nesta sexta-feira (18/8) os juros para depósitos e empréstimos de um ano em 0,27 ponto percentual. Essa é a segunda vez em menos de cinco meses que o governo chinês sobe os juros na tentativa de conter o rápido crescimento do crédito e o excesso de investimentos em alguns setores chaves da economia.

Com a medida, a taxa para depósitos passa de 2,25% para 2,52% e a de empréstimos de 5,85% para 6,12%.

De acordo com o jornal britânico Financial Times, o anúncio pegou de surpresa alguns analistas, que esperavam que o governo chinês fosse observar os efeitos das recentes medidas adotas para esfriar a economia antes de mexer nos juros.

Em abril, quando o banco central da China elevou pela primeira vez os juros, o reajuste foi aplicado apenas às operações de crédito. Para os especialistas, a decisão de estender o aumento à taxa de depósitos pode indicar que o governo quer impedir que as companhias reinvistam os lucros obtidos no primeiro semestre.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial