Evento discute papel das incubadoras
Evento discute papel das incubadoras no desenvolvimento
Fonte : Agência Sebrae de Notícias
As formas de utilizar o conhecimento das incubadoras de empresas de base tecnológica e a competitividade dos empreendimentos inovadores incubados como estratégia de desenvolvimento local serão discutidas no 'XVI Seminário Nacional de Parques Tecnológicos e Incubadoras de Empresas'. O evento iniciou ontem, dia 21 e prossegue até a sexta (25), em Salvador (BA). A abertura oficial do seminário será às 18h30 da terça-feira (22).
Promovido anualmente pela Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos de Tecnologias Avançadas (Anprotec) e pelo Sebrae, o evento deste ano terá como tema central 'Redes Institucionais: promovendo o Empreendedorismo Inovador'.
O diretor de Administração e Finanças do Sebrae Nacional, César Rech, participa da abertura oficial e vai presidir sessão plenária no segundo dia do evento. Além dele, também participam do evento os gerentes das Unidades de Atendimento Individual, Enio Pinto, e de Acesso à Inovação e Tecnologia, Paulo Alvim.
De acordo com Paulo Alvim, a proposta do seminário é discutir formas de inserir as incubadoras dentro de uma estratégia de desenvolvimento local, levando o conhecimento desses ambientes para empresas de base tradicional inseridas. 'As incubadoras são ambientes onde o conhecimento tecnológico é acumulado e o desafio é transbordar esse conhecimento para o desenvolvimento de locais onde há forte concentração de pequenos negócios, como os Arranjos Produtivos Locais'.
O diretor da Anprotec, professor da Universidade Federal de Alagoas (UFA) e coordenador do evento, Josealdo Tonholo, avalia que, por serem mais inovadores e por isso competitivos, os empreendimentos de base tecnológica podem contribuir para o desenvolvimento de setores tradicionais da economia. 'O seminário servirá para discutir caminhos e formas de contaminar esses setores mais tradicionais com a competitividade dos empreendimentos de base tecnológica que, pelo componente inovação, tendem a ser mais competitivos e dinâmicos', assinala.
Tonholo ressalta que, nesse ponto, o Sebrae terá um papel fundamental, já que a Instituição atua no apoio a pequenas empresas inseridas em Arranjos Produtivos Locais espalhados por todo o País. 'O Sebrae pode facilitar esse intercâmbio entre os empreendimentos inovadores e as empresas mais tradicionais inseridas em arranjos produtivos, que são locais onde já existe uma governança em torno do desenvolvimento sustentável', diz.
Workshop
Paralelamente ao 'XVI Seminário Nacional de Parques Tecnológicos e Incubadoras de Empresas', será realizado o ‘XIV Workshop Anprotec’, na segunda e terça-feira (21 e 22), também em Salvador. Serão promovidos nove minicursos com o objetivo de capacitar empreendedores e gestores de incubadoras para superar desafios e obter conhecimento sobre as melhores práticas adotadas no movimento de incubadoras.
A captação de recursos para incubadoras e empreendimentos inovadores também será debatida. Além disso, a pauta inclui temas como educação empreendedora, planejamento e implantação de incubadoras, acompanhamento, avaliação e graduação de empresas, propriedade intelectual, governança de redes, meio ambiente e urbanismo, planejamento e gestão de incubadoras de tecnologia social e modelo de negócios na área cultural.
Durante o seminário a Anprotec divulgará sua pesquisa anual sobre o panorama dos parques tecnológicos e incubadoras de empresas no Brasil. No ano passado, a pesquisa identificou que, no Brasil, existiam 2.327 empresas incubadas dentro das 297 incubadoras em operação no País.
Serviço:
Anprotec – (61) 3202-1555
Agência Sebrae de Notícias – (61) 3348-7494
0 Comentários:
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial