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quinta-feira, novembro 6

Regras de etiqueta - e-mail

05/11/2008
Fonte: Valoronline / Microsoft

E-mails exigem atenção para garantir desempenho e elegância.

* Prazo de resposta para e-mail interno: 24h

* Prazo de resposta para e-mail externo: 8h

* Quando não for possível cumprir prazos de resposta, programe uma mensagem automática explicando o motivo.

* Campo destinatário "Para": reservado para responsável pela ação ou interessado na informação.

* Campo destinatário "Cc": para alguem envolvido diretamente no assunto (pessoas em Cc não tem obrigação de responder).

* Campo destinatário "Cco": usado para tirar alguém da corrente (informe a todos no e-mail).

*Escrever "ação" no assunto: quando requisitar uma atitude do leitor, como alguma aprovação de proposta para um cliente.

* Estruture o e-mail com três partes: objetivo, para criar contexto; ação requerida e prazo, se possível com destaque; e histórico, que deve aparecer no final e em anexo se for muita informação.

* Evite: parágrafos longos, e-mail extensos e planos de cores que dificutem a leitura.

* Use recursos de importância e confidencialidade em anexos.

* Encaminhar: explique porque está encaminhando e faça um resumo do histórico.

* Antes de enviar, revise os campos principais, como destinatário, assunto e método.

Fonte: Micorsoft

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