'RG digital' pode ampliar os negócios
De São Paulo
28/11/2008
Fonte: Valoronline
O mercado de cartões inteligentes pode ganhar um novo - e grande - segmento nos próximos anos, se sair do papel um projeto do governo para digitalizar o RG dos brasileiros.
A Polícia Federal anunciou em julho que pretende começar em 2009 a implantação do chamado Registro de Identificação Civil (RIC). O projeto prevê a utilização de um cartão de identidade com itens de segurança como fundos complexos, tintas e efeitos óticos especiais, além de chip para armazenamento de dados biométricos e certificado digital.
A intenção é que em nove anos 150 milhões de brasileiros tenham o seu número de registro digital. A partir do terceiro ano do projeto, 80 mil pessoas poderão ser cadastradas a cada dia, com meta de 20 milhões por ano.
Os fabricantes já preparam suas áreas de identificação e segurança para atender o governo.
O RIC foi instituído pela lei 9.454/1997, sancionada pelo então presidente Fernando Henrique Cardoso. O texto previa prazos de 180 dias para sua regulamentação e de 360 dias para o início de sua implementação.
Onze anos depois, no entanto, a idéia ainda não saiu do papel. Segundo a Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia em Identificação Digital (Abrid), uma das dificuldades era a falta de tecnologia para implantá-la.
A proposta de regulamentação da lei está no Ministério da Justiça. A expectativa é de que ela possa ser enviada à Casa Civil e à Presidência da República neste ano.
A Abrid estima que a implantação do RIC vai gerar economia de R$ 1 bilhão anual com a prevenção de fraudes. (GB)
Marcadores: COMPORTAMENTO, TECNOLOGIA
0 Comentários:
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial