Simpósio debate o futuro do rio Paraíba do Sul

O Comitê das Bacias Hidrográficas do Rio Paraíba do Sul (CBH-PS), com o apoio da Unitau, realiza nos dias 16 e 17 de março na Univap, em São José dos Campos, o simpósio “O Rio Paraíba do Sul – Passado, Presente e Futuro”.
Durante o evento ocorrerão exposições, apresentação de trabalhos e palestras com o objetivo de debater e refletir sobre os problemas e utilidade do rio. Também serão abordados aspectos relacionados a importância histórica do Paraíba para a região. A intenção é buscar soluções que viabilizem um futuro com melhor qualidade de vida para as populações de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro, estados integrantes da bacia hidrográfica.
As atividades acontecem das 8 às 12 horas e das 14 às 18 horas no prédio do Ceplade – Campus Urbanova da UNIVAP. A abertura será na quinta feira, às 10:30h, com a palestra “Os ciclos econômicos e as mudanças geo-hidro-ecológicas no médio vale do rio Paraíba do Sul – SP: problemas antigos e questões atuais”, ministrada pela professora Ana Luíza Coelho Netto.
O encerramento acontece na sexta-feira, às 16h, com o geógrafo e professor emérito da Universidade de São Paulo Aziz Nacib Ab’Saber debatendo sobre as “Preocupações com o futuro da região do Vale do Paraíba”.
Expedição ambiental
O simpósio também contará com a participação do personagem Zé do Paraíba, que lançará o projeto “Nascentes e Caminhos das Águas do Rio Paraíba do Sul”. O trabalho consiste na realização de uma expedição ambiental às cidades históricas do vale paulista. A abertura oficial será no dia 17, às 20 horas, no Buriti Shopping Guará, em Guaratinguetá, com a apresentação do cine teatro: “Zé do Paraíba na trilha da amizade”.
Dia 22, sexta-feira, “Dia Mundial da Água”, será realizada visita a nascente do rio Paraitinga, principal afluente do rio Paraíba do Sul, localizada entre as cidades de Areias e Silveiras. No local será apresentada a Carta Diagnóstica Ambiental. O documento visa catalogar as condições e a qualidade das águas que abastecem os rios da bacia.
O objetivo da carta é favorecer a implantação de um roteiro turístico e ambiental que propicie a geração de renda e trabalho às comunidades que adotarem as medidas propostas pelo Comitê das Nascentes das Águas do Paraíba, coordenado por representantes dos municípios situados na região da bacia hidrográfica do rio Paraíba do Sul.
As atividades da expedição serão encerradas no dia 26, em Piquete, com o curso de capacitação de agentes ambientais. O evento, organizado pela Fundação Christiano Rosa, pretende orientar membros de instituições públicas e privadas quanto às formas de captação de recursos para o desenvolvimento de projetos.
Mais informações sobre o simpósio “O Rio Paraíba do Sul”, podem ser obtidas no Comitê das Bacias Hidrográficas pelo telefone (12) 3632-0100, falar com Edílson ou Haroni. Já as informações sobre o projeto “Nascentes e Caminhos das Águas do Rio Paraíba do Sul” podem ser obtidas pelo telefone (12) 3152-43 41, falar com prof° Lázaro.
0 Comentários:
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial