Atualidades MG-A

Informativo da Monteiro&Guimarães Associados Soluções Empresariais

terça-feira, setembro 26

Avião individual é o futuro, prevê Ozires

Avião individual é o futuro, prevê Ozires


Fonte : Gazeta Mercantil


A avião civil e o transporte de passageiros terão crescimento inimagináveis nos próximos anos. Um dos idealizadores da Embraer, ex-ministro e atualmente consultor Ozires Silva prevê que, em um futuro não muito distante, o avião será um meio de transporte individual, assim como acontece atualmente com o automóvel, o telefone celular e o microcomputador. 'O comportamento da sociedade é o mesmo em todas as áreas da economia', afirmou ele, que neste ano comanda celebrações pelo centenário do vôo do 14 Bis.

A aviação civil e o transporte de passageiros movimentam anualmente, segundo Silva, US$ 6 trilhões. De acordo com dados utilizados por ele, cerca de 3 bilhões de pessoas deverão voar neste ano - nesta conta entram passageiros que utilizam o avião mais de uma vez. 'É um mercado fantástico, que só está no começo. A aviação tem um futuro bastante promissor', afirmou.

Para não ficar de fora de 'um gigantesco' mercado, Ozires defende que o Brasil desregulamente a produção para incentivar a competição, não só na indústria. Ele também quer normas mais brandas para as companhias aéreas, que têm 60% dos seus custos controlados por preços administrados pelo governo, como combustível, aeroportos, planos de vôo e tarifas.

Mesmo com o expansão da Embraer e um faturamento no transporte de passageiros só em São Paulo de R$ 30 bilhões anuais, o ex-ministro das Comunicações considera que o Brasil está muito distante dos países desenvolvidos, que também precisam fazer desregulamentações. Um dos principais entraves do setor é a norma, criada em 1944 em Chicago, que estabelece bilateralidade entre os países - vôos distribuídos em cotas iguais entre companhias. 'Não é possível que em um mundo que avança rapidamente, não haja multilateralidade. O ex-ministro defende a criação de incentivos para a produção no Brasil de componentes e peças para aviões, para incentivar vendas e produção interna.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial