Febraban dispensa juro em conta vencida de SC
Agência Brasil, de São Paulo
08/12/2008
Fonte: Valoronline
A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) autorizou as instituições bancárias a dispensarem os juros de pagamentos de contas vencidas nos dias 24 e 25 de novembro e quitadas até o dia 28 nos municípios de Santa Catarina atingidos pelas enchentes.
"Em conseqüência da catástrofe ocorrida nos municípios catarinenses de Balneário Camboriú, Blumenau, Brusque, Camboriú, Gaspar, Guabiruba, Itajaí, Navegantes e Tijucas, [a Febraban] recomenda a seus associados que dispensem os juros das cobranças referentes a boletos de cobrança com vencimento dias 24 e 25 de novembro e pagas até o dia 28 de novembro - referentes a cobranças de mensalidades escolares, clubes e condomínios, por exemplo", diz nota divulgada pela instituição.
O texto distribuído pela entidade faz referência à tragédia de Santa Catarina que deixou mais de 35 mil pessoas desabrigadas e mais de uma centena de mortos, com destruição total de pelo menos 25 comunidades atingidas.
Os bancos não são obrigados a seguir a recomendação da Febraban, mas, segundo a entidade, uma recomendação nesse sentido em geral é a acatada por todas as instituições. A não-cobrança dos juros em contas atrasadas tem precedentes. Em 1994, a medida foi adotada no município mineiro de Caratinga, na ocasião também atingido por fortes enchentes.
As fortes perdas na agricultura local levaram entidades do setor agrícola do Estado querem a anistia das dívidas de custeio da safra atual dos agricultores familiares atingidos pela chuvas dos últimos meses e o refinanciamento das lavouras que ainda possam ser replantadas. Segundo levantamento da Federação da Agricultura e Pecuária de Santa Catarina (Faesc),o prejuízo para a agropecuária do estado causado pelo excesso de chuvas nos últimos 90 dias pode ultrapassar os R$ 400 milhões.
Marcadores: ECOMONIA
0 Comentários:
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial