IPCA deve fechar o ano dentro da meta
De São Paulo
08/12/2008
Fonte: Valoronline
O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de novembro apresentou variação de 0,36%, fechando abaixo dos 0,45% de outubro, surpreendendo as expectativas de economistas que já trabalham em correções para a taxa anual. O preço dos alimentos e bebidas foi um dos principais responsáveis pela desaceleração do índice, caindo de 0,69% em outubro para 0,61% em novembro, representando 22,9% do resultado geral. Para Fábio Romão, economista da LCA consultores, a queda do grupo está ligada ao efeito deflacionário do atacado com sinais do arrefecimento do nível de atividade, afetado pela crise financeira.
Com a mudança das expectativas em torno do resultado de novembro, Romão traça um novo resultado para o fechamento anual e espera 6%, contra os 6,3% projetados antes. Para a economista-chefe do banco ING, Zeina Latif, apesar da forte representação do grupo de alimentos e bebidas para a queda do índice, é importante considerar a queda do preço dos bens manufaturados, com atenção especial sobre o preço dos automóveis, que fazem parte de um setor "dramático", como classifica. Ela espera inflação de 6,1% no fechamento de 2008.
Para Flávio Serrano, economista sênior do BES, o arrefecimento no preço dos alimentos e a queda do índice em novembro já alteraram as projeções do índice para dezembro e conseqüentemente o fechamento anual. Serrano trabalha agora com a expectativa de 6% ante a previsão de 6,2% anterior ao resultado divulgado. "O arrefecimento se deu em vários componentes e não só pela queda dos alimentos", e que ainda é cedo para muitas previsões.
Marcadores: ECOMONIA
0 Comentários:
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial